FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2009

cabeçalho_001

DIA 1º - Segunda feira – Abertura – Missa

18:00 hrs – Saída da Imagem da casa de Dona Lelega para o Parque de Exposições, de onde sairá as 18:30 a carreata percorrendo as principais ruas da cidade; 19:00 hrs – Hasteamento da Bandeira e Bênção dos veículos e 1ª Trezena

  • Todos os Dias
  • 5:00 hrs – Salva de tiro
  • 12:00 hrs – Alvorada

19:30 hrs – Missa

Liturgia da segunda feira da 9ª Semana do tempo comum

Noitários: Instituto Lurdinha Montenegro, Agência dos Correios, Banco do Brasil, Mult Bank, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Motoristas, Motoqueiros, Ciclistas e Detran, Pastoral do Dízimo e dizimistas e Águia e Guardiões da noite.

Animação: Cantores de Deus

DIA 02 – Terça feira

Noitários: Manoel Azevedo, Cooperativa Mista, Escola Cantinho de “Walt Disney”, Educandário Américo Mesquita, Escola Arco Íris, Fazendeiros e Criadores e Pastoral da Criança.

Leitura Bíblica: Mc 12,13 – 17

Animação: Cristo Rei

DIA 03 – Quarta feira

Noitários: Escola Estadual de 1º Grau Ademar Leite, Escola Nazaré Remígio, Câmara Municipal, ENERGISA, EMATER, CAGEPA, Funcionários Públicos e Aposentados e R.C.C

Leitura Bíblica: Mc 12, 18 – 27

Animação: R.C.C

DIA 04 – Quarta feira

Noitários: Juízes de Direito, Promotores, Advogados, Funcionários do Fórum, Cartórios, Instituto Elizeu Freires Mariz, doadores de pão do presídio, Pastoral Carcerária, Pastoral da Pessoa idosa e Legião de Maria

Leitura Bíblica: Mc 12, 18b – 34

Animação: Coral do Instituto Eliseu

DIA 05 – Sexta feira

19:00 hrs Missa 1ª Sexta feira

Noitários: Escola Severino Remígio, Catequese, Infância e Juventude Missionárias, Jesus Misericordioso, Mãe rainha e Apostolado da Oração e Comunidade Nossa Senhora do Rosário

Leitura Bíblica: 12, 35 – 37

Animação: Liturgia JUMIP

DIA 06 – Sábado

Noitários: escola Municipal Ernestina Araújo Silva, Otília Figueiredo, Secretaria de Educação, Ação Social e Cultura, PETI, Creche Municipal, Escola Municipal Luciano Freires de Farias, escola Municipal Maria de Lourdes Paulino, Escola Municipal Maria de Lourdes Freitas, Escola Municipal Maria Leite da Silva, Sindicato dos funcionários em Educação e Biblioteca Municipal, Centro dos Idosos.

Leitura Bíblica: Mt 28, 16 – 20

Animação: Coral Maria Carolina

DIA 07 – Domingo – “Solenidade da Santíssima Trindade”

7:00 hrs – Missa na Matriz

9:00 hrs – Celebração do Sacramento do Batismo

19:30 hrs – Missa Trezena

Noitários: Comunidade de São José: Conjunto Lúcia Braga, Conjunto Campo Novo, Mariz e Padre Luciano, Comunidade Nossa Senhora Aparecida: Bairro da Caixa D’água, Bairro Severino Remígio, Escola Estadual Pio XII, escola Estadual Maria Eliza Montenegro e CREAS, Maçonaria, Pastoral do Batismo, MECES, leitores, salmistas e coroinhas, Irmãs Lourdinas, Mensageiras de Lourdes e Comunidade Esperança no Senhor.

Animação: Comunidade Esperança no Senhor

DIA 08 – Segunda feira

Noitários: 7º Núcleo de Saúde, Hospital Wenceslau Lopes, Centro Hospitalar, PSFs, CAPs, SAMU, Secretaria Municipal de Saúde, Consórcio Intermunicipal de Saúde, Instituto de Assistência à Saúde do Serviço e Família, Hospital Dia, Pastoral da Esperança, Família Franciscana: OFS, JUFRA, Mini JUFRA

Leitura Bíblica: Mt 5, 1 – 12

Animação: JUFRA

DIA 09 – Terça feira

Noitários: Comunidade Santa Luzia: Bairros Cossaco, Santo Antônio, São Vicente, Cantinho, Edvaldo Leite de caldas, Comunidade Nossa Senhora das Graças: Bairros Ouro Branco, São Francisco, Piancozinho e Rua Nova

Leitura Bíblica: Mt 5, 13 – 16

Animação: Coral Santa Luzia

DIA 10 – Quarta feira

Noitários: Escola Normal Estadual santo Antônio, Prefeitura Municipal de Piancó, Comunidade São Paulo: Bairro da Cadeia, banda Filarmônica Santo Antônio, Pastoral familiar e E.C.C e E.J.C

Leitura Bíblica: Mt 5, 17 – 19

Animação: Imenso Dom

DIA 11 – Quinta feira “Missa da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo”

Noitários: Colégio Compacto, INTERACT, Comerciantes, Empresários, CDL, Comunidade São Pedro: Bairro Alto Belo Horizonte, Radio Nativa e Banda Filarmônica e Terço dos Homens.

Animação: Coral do COMPACTO

DIA 12 – Sexta feira

Noitários: Família Leite, Praça Mário Leite, Severina Cavalcante, Radio Cidade FM, Grupo, Filhos ausentes, todos os Antônios e Antonias, e Namorados, PASCOM, CEBS: Pilões, Junco, Tanque Seco, Carnaúba torta e Jatobá do Junco, Brotas I e II, Gravatá, Várzea do Padre, Várzea de Cachoeira, Jenipapeiro, Porcinhos I e II, Santa Cruz I e II e Peixoto e Caiçara.

Leitura Bíblica: Mt 5 . 27 – 32

Animação: Cristo Nossa Fé

DIA 13 – Sexta feira

10:00 hrs – Missa Solene

Animação Litúrgica: todos os Grupos

16:00 hrs – Procissão e Missa de Encerramento

PARTE SOCIAL

  • Quermesse todas as noites no pátio da Igreja de Santo Antônio

rodape_st°Antonio_001

Continue lendo...

Simpatias para Santo Antônio

Santo_Antonio

Conhecido, carinhosamente, como Antoninho, Santo Antônio tem fama de casamenteiro. Dizem que as simpatias evocadas em seu nome dão certo. Claro que tudo isso faz parte das supertições bem características do povo brasileiro. Talvez pela mistura de raças e crenças, não sabemos, mas a posição que temos diante dessas brincadeiras, vamos chamar assim, é a grande necessidade das pessoas conseguirem uma fórmula para tudo na vida.

1 – Quem deseja descobrir o nome do futuro companheiro deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.

2 – Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro, é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.

3 – Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.

4 – O mais afoito tem ainda outro recurso. Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, sem o Menino Jesus. Depois, pedir no altar para se casar com alguém, especial ou não. Assim que a graça for alcançada, deve retornar à igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.

5 – Os que já estão acompanhados, mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo, que, logo, logo, resolve a questão.

6 – À meia-noite do dia 12 de junho, quebre um ovo dentro de um copo com água e o coloque no sereno. No dia seguinte, interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.

7 – Para a pessoa saber se o futuro companheiro será jovem ou mais velho, é preciso arranjar um ramo de pimenteira. De olhos fechados, ela deve pegar uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de idade avançada.

8 – A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uma rosa. Os talos devem ser amarrados juntos com uma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio vai uni-los outra vez.

9 – Para descobrir se falta muitos anos para a grande data, na véspera do dia 13 de junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casório. O número de batidas informa quantos anos ainda restam para o Dia D.

banner_002

Continue lendo...

Comidas Típicas da Festa Junina

Canjica: Doce tipicamente brasileiro. Seus ingredientes são o milho, leite e açúcar. Também podemos acrescentar o amendoim e o leite-de-coco.
Pamonha: É uma comida feita de milho, típica do centro-oeste brasileiro. O milho verde é ralado e junto com essa massa é adicinado sal ou açúcar. Depois disso, a massa é colocada em "copos" feitos com a própria casca do milho, que é cozida posteriormente.
Milho cozido: Muito simples, é necessário apenas cozer e temperar o milho.
Pipoca: O milho é colocado na panela, é “estourado”, temperado e servido.
Maçã-do-amor: As maçãs são mergulhadas em uma calda de açúcar, glucose e conrante vermelho, são espetadas em um palito de picolé para servir como cabo, depois que a calda seca estão prontas para serem servidas.

Continue lendo...

Santo Antônio, e sua história

1213364610

Antônio nasceu em 1195, mas não se chamava assim: era Fernando. Nascido de família rica, estudou em sua cidade natal, Lisboa, e formou-se padre. Aos 25 anos, trocou a Ordem de Santo Agostinho pela Ordem dos Franciscanos. Seu sonho era tornar-se missionário na África. Na nova congregação, adotou o nome de frei Antônio.
Doente, ficou apenas um ano no Marrocos e se mudou para Assis, na Itália, onde teve a felicidade de ser indicado pelo próprio fundador de sua ordem, Francisco de Assis, para lecionar Teologia nas universidades de Milão e de Bolonha. Famoso, excelente pregador e considerado muito inteligente e bem-informado, foi designado para servir em várias cidades da França e chegou a ser provincial (religioso superior de uma província da ordem religiosa) do norte da Itália.
Antônio viveu os cinco últimos anos de vida em um convento de Pádua, na Itália, onde morreu em 13 de junho de 1231, com apenas 36 anos. Por isso é chamado de Santo Antônio de Pádua, mas em Portugal também recebe o nome de Santo Antônio de Lisboa. Muito querido até pelo papa Gregório IX, que o apelidara de "A Arca do Testamento", pelo conhecimento que tinha da Bíblia, Antônio foi canonizado um ano após sua morte. Sua festa é comemorada no dia de sua morte, 13 de junho.
Casamenteiro
Santo Antônio logo caiu nas graças do povo. Criaram em torno dele o mito de santo casamenteiro, que achava maridos para mulheres e vice-versa, e de santo milagreiro, por achar objetos perdidos. A intimidade do povo com o santo é tanta que, quando ele não corresponde aos pedidos, os crentes costumam castigá-lo, colocando sua imagem de cabeça para baixo ou mesmo "afogando-a" em água, até o pedido ser cumprido. Na passagem da meia-noite para o dia de sua festa, é tradição, em vários pontos do Brasil, as mulheres tirarem a sorte para ver qual a idade de seu futuro marido. Dentro de uma caixa são colocados três limões – um verde, outro meio verde e outro bem maduro. A caixa é deixada num quarto bem escuro. Mais tarde, a mulher entra no quarto e pega um limão da caixa. Se o limão escolhido for o verde, o futuro marido será bem jovem; se for o limão meio verde, o noivo não será tão jovem; se o limão sorteado for o bem maduro, o marido será também maduro, ou seja, com boa idade.
Outra forma de arranjar marido é comer pão diante da imagem de Santo Antônio, pensando bastante na pessoa amada. É tiro e queda: o casamento vai se realizar.
O santo também ganhou outro atributo: dá sorte e fartura. Para obtê-las, os crentes pegam o pão bento distribuído pelas igrejas no dia de Santo Antônio e o colocam no pote de guardar arroz: é garantia de abundância o ano todo.

banner_002

Continue lendo...

10 de Maio, DIA DAS MÃES

A mais antiga celebração do Dia das Mães tem origem mitológica. Na Antiga Grécia, a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus , considerada a Mãe dos Deuses. Bem mais tarde, no início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mãesdas operárias inglesas. Este dia ficou conhecido como o Mothering Sunday (Domingo das Mães).

Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levavam o mothering cake, um bolo, de presente para elas. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada, em 1872, por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país. Seria, na concepção dela, um dia dedicado à paz. Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadelfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães.

Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse estendida a todas asmães, vivas ou mortas. Em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio, o segundo domingo de maio. O Brasil teve sua primeira comemoração promovida pela ACM (Associação Cristã de Moços), em Porto Alegre, em 12 de maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso.

Para Todas as Mães!
Do teu ventre sai o fruto do teu amor
Amor que protege e alimenta este ser
Mãe, porque te atiras no rio sem saber nadar
Para salvar seu filho?

Por que te angustias ao ver seu filho chorar?
Ao cair seu filho se apóia e ergue-se
Com o auxílio da tua mão.
Mão que acaricia e ensina os caminhos da vida.

Se tu repreendes seu filho é para que ele seja
Um homem melhor a cada dia
Com um futuro promissor
E retribuindo-te com amor e alegria.

Continue lendo...

8 de Maio, DIA DO ARTISTA PLÁSTICO

As artes plásticas são uma das formas de o homem eternizar sua singularidade e também de distinguir-se dos outros animais. O artista plástico é, antes de tudo, um sensível. Uma pessoa que usa o desenho, a pintura ou a escultura para expressar seu deslumbramento diante do mundo. Como uma criança, enxerga ou assimila o cotidiano de uma forma diferente, por um outro viés, talvez. Descortina-o mais do que o interpreta. E as impressões do que sua visão vai captando ou descortinando são registradas no tipo de arte com a qual se identifica ou se expressa melhor. O artista plástico, com sua arte, não permite que a luta diária da vida seque em seus olhos a constante surpresa perante a emoção das grandes e das pequenas coisas contidas no universo. Parabéns, artista plástico!

OS PRIMEIROS ARTISTAS

Desde os tempos mais remotos, o homem sentiu uma necessidade de expressar suas idéias ou impressões através de rabiscos ou desenhos. Sabemos que, na Idade da Pedra, o homem já utilizava imagens para registrar seus conhecimentos e ansiedades e a prova disso são os diversos e antigos afrescos encontrados nas cavernas do mundo inteiro. Eles nada mais são do que as primeiras pinturas, as primeiras manifestações do pensamento humano em forma de representação simbólica.

E então nos vem de imediato uma curiosidade: quem ensinou esses homens a desenhar? Quem lhes deu aulas de pintura ou noções de proporção e cor? Seria um impulso? Talvez fosse um impulso de manifestar as sensações do meio que o cercava, o impulso da criação, da expressão. Impulso que, no caso da arte, independe de aprendizado. Percebemos, então, que os primeiros homens eram autodidatas, ao recriarem os temas da natureza e os do dia-a-dia através da pintura.

ARTES PLÁSTICAS

A utilização de componentes visuais ou táteis para expressar o mundo real e o do imaginário é o que se denominaartes plásticas e, naturalmente, aquilo de que se ocupa um artista plástico, ao criar obras pictóricas ou esculturas.

O artista plástico cria desenhos, pinturas, gravuras, colagens e esculturas, fazendo uso do papel, da tinta, do gesso, da argila, da madeira, de metais, de programas de computador ou de qualquer outro material que lhe permita projetar sua criatividade e impressões do mundo do qual faz parte.

Dentro das atuais tecnologias da computação, ele pode ainda se especializar em animação e editoração eletrônica para criar vinhetas para a TV e páginas na internet.

O mercado de trabalho, no entanto, é concorrido e quem chega a se formar em artes plásticas numa faculdade ou universidade vai ter de competir com os que não possuem curso superior.

Uma vez formado, poderá expor suas obras em galerias de arte e museus ou ainda mostrar seu talento ilustrando livros e periódicos ou, se preferir, lecionar para as primeiras séries do ensino fundamental ou em cursos universitários.

Outra alternativa de trabalho seria a de gerenciar acervos e mostras em centros culturais ou fundações.

FORMAÇÃO EM ARTES

O tempo médio de um curso superior em artes plásticas é de quatro anos. As faculdades costumam exigir exames de aptidão aos candidatos e, uma vez selecionados, irão estudar matérias ligadas à área de humanas, como filosofia, estética, sociologia e comunicação, além de história da arte, é claro, com suas inúmeras escolas através do tempo.

Como é de praxe, hoje em dia, na maior parte dos cursos universitários, o aluno terá de apresentar uma monografia final. Não esquecendo que, em se tratando de artes plásticas, as oficinas e os horários dedicados ao trabalho prático serão bem mais importantes e necessários.

É aconselhável ainda uma pós-graduação em artes orientadas para as novas tecnologias de produção de imagens, que dará ao futuro profissional uma maior capacidade e competência para atuar no mercado de multimídia, bastante em alta por conta do aumento do número de sites na internet.

Continue lendo...

7 de Maio, DIA DO SILÊNCIO

Silêncio é o eco reflexivo interior, o vôo da solidão gigante, o grito eloqüente no auge da dor, o clamor do oprimido, a expressão criadora do poeta.

O silêncio é a ausência de barulho, sons, vozes e ruídos, segundo a definição de dicionários e enciclopédias. Do ponto de vista da espiritualidade, o silêncio é força e caminho propício à introspeção e à meditação. O silêncio dos imensos desertos, por onde caminham os peregrinos, em busca da fonte inesgotável de paz e harmonia. O silêncio que nos acompanha na intimidade e está conosco no instante final, companheiro e guia no caminho da eternidade. Silêncio é a força misteriosa, repleta de sutilezas e transparências, que nos dá a medida exata da pureza, da humildade, da riqueza interior.

Sem o silêncio a alma fica pequena.

"Há o silêncio manipulador, o silêncio torturante, o silêncio chantagista, o silêncio rancoroso, o silêncio conivente, osilêncio da zombaria, o silêncio imbecil, o silêncio do desprezo. Há pessoas que matam com seu silêncio. Hásilêncios que esmagam a justiça e a bondade, na calada da noite.

O silêncio mais puro é aquele que guarda a confidência. Este silêncio jamais é excessivo. Não se deve apregoar aos quatro ventos o que foi murmurado na intimidade da amizade e do amor.

O silêncio mais sábio é aquele que fazemos diante dos impertinentes, intolerantes e desbocados. É o silêncio do Cristo inocente diante dos acusadores, o silêncio dos espaços infinitos diante da quase infinita capacidade nossa de falar ou escrever sem razão.
Calar da maneira certa é deixar que uma voz mais profunda seja ouvida. A voz severa, a voz serena, a voz suave e firme da verdade."

Continue lendo...

5 de Maio, DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DAS COMUNICAÇÕES

Para que se tornasse possível a expansão das comunicações e dos meios físicos no Brasil, houve o empenho deCândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon, que era descendente de índios, destacado militar, sertanista e geógrafo brasileiro.

Ao ingressar no exército, ele foi ajudante da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas que ligaram Goiás a Mato Grosso. Em 1900, promovido a chefe da Comissão, atravessou mais de 3.500 km de sertão e de florestas inexploradas, levando as linhas do telégrafo até o Acre. Mais de 2.000 km de linhas foram instalados sob seu comando, fato que permitiu que a comunicação atingisse territórios antes isolados. Em homenagem ao seu importante e pioneiro trabalho, o dia de seu nascimento foi declarado Dia das Comunicações.

Hoje, as linhas telegráficas foram substituídas por linhas telefônicas, fibras ópticas e de transmissão de dados. Com esses avanços tecnológicos, as comunicações quebraram grandes barreiras e se tornaram "massificadas". Milhões de pessoas, todos os dias, estão em contato com alguma forma de comunicação e sugestão propagadas pela televisão, pelo rádio e, mais recentemente, pela internet. Assim, as comunicações foram transformadas em um setor estratégico para a manutenção da sociedade.

O Ministério das Comunicações é o órgão do Poder Executivo federal responsável pela elaboração e cumprimento das políticas públicas de três grandes áreas: radiodifusão, serviços postais e telecomunicações, com base na Constituição Federal e na legislação específica: Código Brasileiro de Telecomunicações, criado pela lei no 4117, de 27/8/1962, e regulamentado pelo decreto-lei no 236, de 28/2/1967; Lei Geral de Telecomunicações (lei no 9.472, de 16/7/1997); lei no 10.052, de 28/11/2000, que criou o fundo para o desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

Os meios de comunicação social tomaram especial importância no século passado. O mundo conheceu um avanço tecnológico ímpar, que afetou o modo de as pessoas se relacionarem e, sobretudo, a forma como elas se comunicam.

A Igreja católica, ciente da importância dos meios de comunicação para o anúncio da Palavra de Deus, tem demonstrado extrema preocupação com o seu uso indevido. Ao longo dos anos, a Igreja tem emitido pareceres e documentos acerca do uso coerente e cristão dos meios de comunicação social por parte das instituições religiosas, em sua missão apostólica, e por parte das instituições civis. Entre os documentos mais importantes, está o decreto Inter Mirifica, do papa Paulo VI, e a instrução pastoral Aetatis Novae, do papa João Paulo II, além de inúmeras instruções pastorais. Todos os anos, o Papa envia uma carta aos cristãos, para o Dia das Comunicações, discorrendo a respeito das novas formas de difusão do pensamento e da Palavra de Deus.

Continue lendo...

3 de Maio, DIA DO SERTANEJO

Vivendo na caatinga, um ambiente castigado pela escassez de chuvas e aridez, o sertanejo é um bravo homem da terra. Poucas civilizações no mundo conseguiriam alcançar o feito dessa gente corajosa. O sertão, com seus ventos bíblicos, calmarias pesadas e noites frias, impressiona. Cortado por veredas e árvores retorcidas em desespero, todo ele são monótonos caminhos ressequidos. As "pueiras", lagoas mortas, de aspecto lúgubre, são o único oásis do sertanejo.

Ele sobrevive porque é uma raça forte. Assim como o cacto mais resistente, o sertanejo foi feito para o sertão. Tem o pêlo, o corpo e a psicologia próprios para suportar o suplício da seca. Conhece profundamente a flora e fauna. Como os cactos , o mandacaru e toda natureza adaptada ao árido, o sertanejo sobrevive com muito pouco. Água é uma dádiva que vê de vez em quando. Com todas as adversidades, ainda ama o sertão, e dificilmente se habitua a outro lugar. Desde pequeno convive com a imagem da morte. Sua grande vitória é chegar ao dia seguinte, comemorando o triunfo da vontade de viver.

Origens

No sertão, a mistura de raças deu-se mais entre brancos e índios. O jesuíta, o vaqueiro e o bandeirante foram os primeiros habitantes brancos que migraram para a região. Deram origem aos tipos populares que compõem o sertão: o beato, o cangaceiro e o jagunço. Todos com um senso de tradição levado a ferro e fogo, honradez como pouco se vê hoje em dia e incrível fervor religioso, herança dos missionários da Igreja. O grande ícone do sertão é o conhecido Padre Cícero, beato que se tornou líder messiânico em Juazeiro do Norte. Quanto às mulheres sertanejas, estas são muito diferentes das do litoral: rezadeiras, rendeiras, mocinhas ingênuas, bruxas velhas e alcoviteiras. Mulheres de coragem e encrenqueiras.

Euclides da Cunha

Ao tentar compreender a psicologia do sertanejo, o escritor e jornalista Euclides da Cunha, através de sua famosa obra “Os Sertões”, fez um ensaio revelador sobre a formação do homem brasileiro. Desmistificou o pensamento vigente entre as elites do período, de que somente os brancos de origem européia eram legítimos representantes da nação. Mostrou que não existe no país raça branca pura, mas uma infinidade de combinações multirraciais. Além disso, foi o primeiro a reportar cuidadosamente o episódio da Campanha de Canudos, um festival de massacres de homens e mulheres que entrou para a história.

Por essas e outras, o homem do sertão é um “grande personagem numa paisagem inóspita”, que merece toda a admiração devida por sua luta diária pela sobrevivência.

Continue lendo...

1º de maio

Eu sou um pacifista, trabalho pela paz e para um mundo melhor…  Eu quero ver o mundo do cume alto de uma montanha!!!

Raul Seixas

No espreguiçar do amanhecer,
A aurora abraça o sol,
Acordando homens e mulheres,
Para os exercícios no arrebol.

Todos correm para os campos da vida,
Na diversidade de suas diferenças.
Com mão no arado, pisam forte
Exultando suas crenças.

Valentes,
Erguem em seus braços,
Bandeiras ferramentas,
No quilate responsabilidade
No uso a função que alenta.

Seja caneta, bisturi,
enxada ou mesmo um liberal,
Não importa o instrumento,
Todos trabalham igual.

Dignificando o tempo,
Marcham ao encontro do promissor,
Prosperidade para o amanhã,
Recompensa do labor.
Abençoadas são as mãos do trabalhador.

Autoria: Jair Martins

A origem do Dia do Trabalho

Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Chicago, maio de 1886

Baixos salários e jornadas de trabalho que se estendiam até 17 horas diárias eram comuns nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVIII e durante o século XIX. Férias, descanso semanal e aposentadoria não existiam. Para se protegerem em momentos difíceis, os trabalhadores inventavam vários tipos de organização – como as caixas de auxílio mútuo, precursoras dos primeiros sindicatos.
Com as primeiras organizações, surgiram também as campanhas e mobilizações reivindicando maiores salários e redução da jornada de trabalho. Greves, nem sempre pacíficas, explodiam por todo o mundo industrializado. Chicago, um dos principais pólos industriais norte-americanos, também era um dos grandes centros sindicais. Duas importantes organizações lideravam os trabalhadores e dirigiam as manifestações em todo o país: a AFL (Federação Americana de Trabalho) e aKnights of Labor (Cavaleiros do Trabalho). As organizações, sindicatos e associações que surgiam eram formadas principalmente por trabalhadores de tendências políticas socialistas, anarquistas e sócio-democratas. Em 1886, Chicago foi palco de uma intensa greve operária. Dia 1º de maio, os trabalhadores realizam uma grande manifestação – foi a última do período em que não houve violenta repressão policial. Nos dias seguintes, toda ação dos operários foi duramente reprimida pela polícia, com mortos, feridos e muitos presos. As conseqüências chocaram o mundo: depois de um julgamento sumário, várias lideranças foram condenadas a prisão perpétua e oito deles, à morte na forca. Aos poucos, porém, vários Estados norte-americanos começaram a estabelecer jornadas de trabalho menores, de dez e até de oito horas.

A data vira uma instituição

Dois anos depois, em 1888, a AFL marcava para o dia 1º de maio manifestações de protestos e reivindicações por uma jornada de trabalho de oito horas. Em 1890, o 1º de maio foi comemorado com manifestações em várias cidades européias e norte-americanas, organizadas por sindicatos, partidos e associações de trabalhadores. Nesse mesmo ano, a Segunda Internacional, associação mundial de trabalhadores socialistas, aprovou em seu congresso a fixação do 1º de maio como Dia do Trabalhador: "Festa dos trabalhadores em todos os países, durante a qual o proletariado deve manifestar os objetivos comuns de suas reivindicações, bem como a sua solidariedade", declarava o documento daquele congresso.

As comemorações no Brasil

No Brasil, as comemorações do 1º de maio também estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos como Silvério Fontes, Sóter Araújo e Carlos Escobar. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, pic-nics, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.

Coincidências do 1º de maio

• Há 2.000 anos, os romanos realizavam no dia 1º de maio rituais para as deusas Flora e Maia, seres femininos relacionados às flores e aos cereais. As cerimônias anunciavam a chegada da primavera na Europa. Nem mesmo os escravos trabalhavam nesse dia.

• No dia 1º de maio de 1531, aprendizes de artesãos da cidade de Lucca (Itália) promoveram um protesto pela fixação de um salário mínimo e por uma jornada de trabalho reduzida.

• No século XIX, os Estados norte-americanos de Nova York e Pensilvânia celebravam o Moving Day em 1º de maio. Era o dia em que se comemorava os contratos de trabalho entre patrões e empregados.

• No dia 1º de maio de 1831, serradores de Bordeaux (França), revoltados com a mecanização do trabalho, destruíram as serras modernas e realizaram um quebra-quebra geral.

Continue lendo...