DIA DO BIBLIOTECÁRIO

    profissionais desempenham um papel de extrema importância na formação de estudantes, professores e da sociedade. Este é o caso dos bibliotecários que, desde 1980, com o Decreto nº 84.631, comemoram em 12 de março o seu dia. A Uesb presta agora uma homenagem aos nove bibliotecários que trabalham nos três campi da Universidade.

    bibliotecarioescolar1 Mesmo fora das salas de aula, alguns

    Dia do bibliotecário: um pouco de história
    A data escolhida para comemorar o dia do Bibliotecário é uma homenagem ao engenheiro, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, nascido em 12 de março de 1882. Ele estudou no Colégio Diocesano de Olinda, e foi lá que compôs seus primeiros versos e criou um jornal humorístico chamado O Vigia.

    No ano de 1906, quando se formou em Engenharia pela Escola Politécnica, Manuel Bastos Tigre foi fazer um curso de especialização em eletricidade, nos Estados Unidos. Foi lá que ele conheceu Melvil Dewey, bibliotecário criador do Sistema de Classificação Decimal. Este encontro foi tão importante, que aos 33 anos, depois de ter trabalhado como engenheiro da General Electric e ajudante de geólogo nas Obras Contra as Secas, no Ceará, Manuel largou a Engenharia e foi ser bibliotecário.

    Com seu estudo sobre a Classificação Decimal, passou em primeiro lugar no concurso do Museu Nacional do Rio de Janeiro, tornando-se o primeiro bibliotecário concursado do país. Em 1945, foi transferido para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, de onde só saiu para assumir a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Lá, ele trabalhou até depois de sua aposentadoria.

    Manuel Bastos Tigre faleceu no Rio de Janeiro, em 1º de agosto de 1957.

    Curiosidades sobre Manuel Bastos Tigre
    Além de bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre tinha outros talentos. Foi jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, deixando suas marcas na história. O slogan utilizado até hoje por uma multinacional muito conhecida, por exemplo, é de sua autoria.

    Dele também é a autoria do primeiro jingle publicitário brasileiro, feito para uma cerveja vendida em garrafas - uma novidade na época.