DIA NACIONAL DO LIVRO

livro-infantil-5 A data foi instituída em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato. O escritor, conhecido mundialmente pelas histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo, era um visionário para sua época e lutou muito para ampliar a leitura no Brasil.

Nasceu em 1882 numa vila de Taubaté, onde hoje é a cidade Monteiro Lobato. Em São Paulo formou-se em direito e deu início a vários projetos ambiciosos, entre eles uma gráfica e diversos projetos editoriais, a maioria com foco na literatura infantil.

Sofreu com as crises econômicas da época e com fortes perseguições do governo Vargas, fez duras críticas e criou a personagem Jeca Tatu com denúncias sociais embutidas nas suas histórias. Entre tropeços financeiros e sucessos literários morreu em 1948 deixando muito mais que um legado editorial e didático (veja abaixo sua bibliografia): foi um nacionalista que sempre sonhou com um Brasil alfabetizado e justo. É de Lobato a célebre frase “Um País se constrói com homens e livros”.monteiro_lobati                           MONTEIRO LOBATO

Contista, ensaísta e tradutor. É como podemos retratar Monteiro Lobato, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Nascido na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882, o escritor formou-se em Direito e atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.  Com o novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas e, posteriormente, reuniu uma série deles na obra Urupês.

Por ser conhecido como o precursor da literatura infantil no país, comemora-se na semana de aniversário de Lobato também o Dia Nacional do Livro Infanto-Juvenil, em 18 de abril. Durante toda essa semana, o Centro de Estudos  da Leitura (CEL) e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Lobato (GPEL), ambos da Uesb, realizam, no campus de Jequié, a Semana do Livro com Lobato. A programação, que termina nesta sexta-feira, incluiu palestras, oficinas e atividades culturais em diversas escolas do município.Image13

Monteiro Lobato é bastante conhecido entre as crianças pela dedicação ao estilo de escrita, uma linguagem simples em que realidade e fantasia estão lado a lado. Os personagens mais conhecidos são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto; Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio; e o Saci Pererê, entre outras que fazem parte da inesquecível obra “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, que até hoje encanta crianças e adultos.